Aula 05

SÚMULA
A partir desta etapa é essencial que o aluno já esteja em posse dos dois (ou mais) materiais escolhidos, uma vez que será a hora de ensaiar suas propriedades. Devem ser testadas diversas ações nos materiais utilizando os equipamentos e instalações existentes. Será uma aula de experimentação física, literalmente um laboratório de materiais.
Uma vez modificados, os materiais se mostram capazes de desenvolver diferentes funções, agora dotados de novos aspectos formais. Para deixar este processo claro, os alunos contextualizarão os novos modelos. Mais uma vez se faz uso dos softwares de manipulação de imagens previamente citados, porém, nesta etapa, a contextualização se dá de forma mais específica. Não acontece apenas a inserção de elementos, mas também se busca uma função para as formas desenvolvidas, com o intuito de demonstrar ao aluno a importante relação entre forma e função.
Durante esse processo, é explorado o potencial de abstração dos alunos através da manipulação física, fugindo dos atributos visuais iniciais do material. Dessa forma, se parte para a descoberta de formas distintas, não havendo busca pela forma mais elegante, mas sim por uma composição que cause novidade ou surpresa pela relação entre a matéria e a forma adquirida. Dessa maneira, o exercício enriquecerá a biblioteca de materiais com as possibilidades de manipulação desenvolvidas, de forma a dar embasamento teórico a futuras explorações formais. São encorajados ensaios com fogo, água, etc.
É importante ressaltar que durante a exploração, se faz necessário o registro das ações com fotografias mostrando as mudanças do material para assim ser garantido o entendimento da manipulação pelos outros alunos durante a apresentação do Exercício 03 e demais pessoas que virão a acessar o blog “Biblioteca de Materiais”.

OBJETIVOS
Ampliação do repertório formal, uma vez que os materiais já estudados, uma vez modificados, elucidam novas soluções formais antes não pensadas e as novas modificações podem levar a funcionalidades inesperadas.
Comparação de técnicas dos ensaios e resultados obtidos.
Apresentar a ficha a ser usada para registro das ações realizadas com os materiais e posterior contextualização.

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