Aula 03

  • Apresentação dos atributos mais encontrados na aula anterior.

SÚMULA

A aula consiste na apresentação da classificação dos materiais de acordo com a lista de parâmetros feita por cada grupo de alunos para cada sentido, registrados e organizados para a biblioteca desde a aula anterior. Os grupos apresentam os parâmetros sendo aplicados em cada material apresentado na aula anterior, gerando discussão com o resto da turma, procurando a melhor definição de cada sentido para cada material.
É proposto então, o segundo exercício, que consiste na magnificação das estruturas formadoras dos materiais, e a possível identificação de padrões de desenho nessas estruturas. São escolhidos para essa exploração materiais que tenham se destacado no processo de registro de atributos sensoriais. Os sentidos servirão como filtros para guiar as futuras explorações. Visando dar continuidade a exploração somente de materiais de relevância identificada, a cada etapa de registro de atributos (sensoriais, de magnificação e da manipulação física). 
Em seguida, se apresenta uma aula sobre magnificação das estruturas dos materiais e aula de collage. Além da explicação verbal, serão mostrados exemplos dos exercícios que os alunos farão: imagens sobre a estrutura primária dos materiais (sendo ou não necessário o uso de equipamentos avançados de obtenção de imagem - scanner e microscópios eletrônicos) e depois sua contextualização em um ambiente diferenciado do inicial. Com isso, a inserção de elementos de escala em uma macro ou micro estrutura, relacionam as potencialidades da estrutura com capacidades cognitivas do aluno, imbuindo-o de um posterior repertório a ser utilizado. Desta forma, o aluno deverá trazer para a aula seguinte o exercício referente à “Entrega 2”, o qual compreende a escolha de pelo menos dois materiais que deverão ter a sua estrutura magnificada até ser possível encontrar o seu padrão, além de sua contextualização, seguindo a temática mostrada em aula. 
Após a aula teórica, os alunos se reunirão com os professores para selecionar os melhores materiais para serem trabalhados ao longo do semestre, principalmente nos exercícios de exploração físical. Sugere-se que cada aluno tenha em posse para a aula seguinte, no mínimo, dois materiais, para haver um leque maior de possibilidades de exploração.

OBJETIVOS

Garantir, para a continuidade da exploração, a escolha materiais que demonstrem atributos com relevância para a formação da biblioteca-repertório. 
Apresentar de forma clara os conceitos de magnificação das estruturas e de collage, mostrando as possibilidades de desenvolvimento de cada um, através de exemplos.
Apresentar o exercício a ser entregue na aula seguinte (Entrega 2).  
Avaliar os materiais registrados pelos alunos, reapresentando a Entrega 1 – “Busca dos Materiais”, combinando com os alunos quais materiais (no mínimo dois por pessoa) tem maior valor para estudo nas aulas posteriores.

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